Conserto de boiler a gás, elétrico, solar, Manutenção, Instalação, assistência técnica 21 987915754
top of page

Conserto de boiler a gás, elétrico, solar, Manutenção, Instalação, assistência técnica 21 987915754

Manutenção preventiva do boiler: Entenda sua importância

17 DE JUNHO DE 2019ESCRITO POR THIAGO BEATO

Diversos são os benefícios do boiler, também conhecido como reservatório térmico. Ele serve para aquecer água de duchas, torneiras, banheiras, além de estabelecimentos comerciais como hotéis, academias, centros de estéticas etc. Porém existe um aspecto muito importante e que não pode ser deixado de lado: A manutenção preventiva do boiler. E isso vale para qualquer tipo de boiler: boiler solar, boiler elétrico ou boiler a gás. Nesse artigo vamos mostrar a importância da realização da manutenção preventiva do boiler, visando o melhor aproveitamento do sistema bem como a segurança do mesmo. Índice

  • As consequências da não realização da manutenção preventiva do boiler

  • Integridade do sistema

  • Limpeza do boiler

    • Esvaziar o boiler e o efeito maracujá

    • Retirando a sujeira acumulada


  • Quem faz a manutenção preventiva do boiler

  • Manutenção preventiva do boiler em São Paulo

As consequências da não realização da manutenção preventiva do boiler Conforme o tempo vai passando, a maioria das pessoas acaba não se atentando a importância da realização da manutenção preventiva do boiler. É recomendado realizar a manutenção de boiler anualmente para identificar problemas característicos, como por exemplo corrosão, desgaste acentuado ou mesmo possíveis vazamentos. Além disso, durante a manutenção preventiva é possível verificar a integridade do equipamento e dos sistemas de segurança. Talvez a principal consequência de não realizar a manutenção do seu boiler, seja ele a gás, elétrico ou solar, é o acúmulo de sujeira no interior do reservatório térmico. E é importante frisar que é justamente essa sujeira que fica acumulada na parte inferior do reservatório térmico que pode causar corrosões no equipamento, diminuindo sua vida útil. Consequentemente isso aumenta o risco de acidentes, o que pode colocar em risco não apenas a sua integridade como também da sua família. E por mais que essa sujeira fique concentrada no fundo do reservatório, ela pode sim comprometer a qualidade da água. Água essa que é utilizada no banho e em vários casos na lavagem de louça e alimentos.


Integridade do sistema

No escopo da manutenção preventiva do boiler, é fundamental analisar a integridade do sistema tanto para verificar a eficiência do mesmo quanto para encontrar possíveis melhorias que possam ser aplicadas. E isso vale para reservatórios térmicos de baixa e alta pressão.

Durante a manutenção preventiva do boiler é realizada a verificação de todo o sistema de segurança. No sistema de alta pressão isso inclui: Vaso de expansão, válvula de segurança, válvula eliminadora de ar, válvula quebra-vácuo, resistência, termostato e controladores. Já no sistema de baixa pressão é realizada a verificação do respectivo sistema: condição da resistência, termostato e controladores.


Limpeza do boiler

Como falamos anteriormente a limpeza do reservatório térmico é um dos principais itens realizados na manutenção preventiva do boiler. Mas diferente de uma caixa d’água o boiler, seja o boiler solar, boiler elétrico ou boiler a gás, trata-se de um equipamento lacrado. Aqui não conseguimos abri-lo para fazer a limpeza. Também não podemos utilizar nenhum tipo de produto químico, apesar de normalmente a sua água não ser usada para ingestão. No entanto a água do reservatório é utilizada em banhos, limpeza de louça e até de alimentos. Por isso precisamos garantir sua pureza.

Então a maneira de limpá-lo é através da drenagem de água. Mas aqui as coisas não são tão simples como inicialmente parecem.

Esvaziar o boiler e o efeito maracujá

Se você simplesmente fechar a entrada de água do equipamento e abrir os registros de saída, a medida que o reservatório for esvaziando será criado uma especie de vácuo dentro dele. E com a diferença da pressão atmosférica dentro e fora do reservatório fará com que ele imploda. Chamamos isso de efeito maracujá. A analogia se refere ao fato equipamento ficar todo enrugado e amassado.

Mas obviamente existem maneiras de evitar isso. O melhor cenário é o reservatório térmico ter uma válvula quebra-vácuo instalada. Essa válvula tem como função permitir a entrada de ar a medida que a água saia, assim evitando a tão temível implosão do equipamento. Mas nem todos os reservatórios térmicos possuem a válvula quebra-vácuo. Nesses casos é necessário que os técnicos responsáveis pela limpeza do equipamento soltem a união de saída do reservatório para que esse ar consiga entrar. Obviamente isso é bem mais trabalhoso.

Outra coisa importante no caso do boiler elétrico e do boiler solar é desligar a resistência elétrica antes de drenar o reservatório. Caso você esvazie o boiler com a resistência ligada ao funcionar a seco ela queimará. Pode parecer algo bobo, mas é bastante comum pegarmos casos onde alguém leigo foi drenar o boiler elétrico e queimou sua resistência.

Retirando a sujeira acumulada

Em seguida é necessário decantar a sujeira que fica acumulada no fundo do reservatório no decorrer de seu uso. Para fazer isso os técnicos precisam primeiro esvaziar todo o reservatório para depois enchê-lo um pouco. Nesse momento é importante usar água com bastante pressão para agitar essa sujeira. Depois eles esvaziam o equipamento novamente.

Esse processo é repetido várias vezes até que a água que saia do equipamento esteja limpa. Mas é importante frisar que nunca o reservatório térmico é limpo 100%. Sempre ficará alguma sujeira acumulada no fundo do reservatório.

Quem faz a manutenção preventiva do boiler

É fundamental procurar empresas devidamente capacitadas para realizar a manutenção preventiva do boiler. Isso incluí pessoal devidamente capacitado através de contínuo treinamento e habilitados para esse tipo de serviço. Garantir que a manutenção preventiva seja realizada por técnicos treinados e habilitados é muito importante.

Vale ressaltar aqui que o boiler, seja ele elétrico, solar ou a gás, é um equipamento simples. Porém sua instalação é bastante complexa, em especial quando falamos do boiler de alta pressão. Por isso é extremamente importante sempre procurar mão de obra qualificada para executar qualquer tipo de serviço envolvendo seu reservatório térmico.

Importante ressaltar que uma instalação feita fora das normas técnicas pode ocasionar a perca da garantia do produto. Nunca permita que a manutenção preventiva do boiler seja executada por alguém sem treinamento e qualificações para tal. Assim você garante o máximo aproveitamento do equipamento, a sua segurança e consequentemente a da sua família também!



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp aquecedor a gás rj_edited
bottom of page