CONSERTO DE AQUECEDORES A GÁS NA LAGOA, BOTAFOGO, HUMAITÁ RJ 21 30480411
top of page

CONSERTO DE AQUECEDORES A GÁS NA LAGOA, BOTAFOGO, HUMAITÁ RJ 21 30480411

CONSERTO DE AQUECEDORES A GÁS NA LAGOA, BOTAFOGO, HUMAITÁ RIO DE JANEIRO RJ LIGUE 21 30480411 34765340 ATENDEMOS NO MESMO DIA.

No último ano, muitos clientes nos relataram o aumento na conta de gás que receberam das suas respectivas concessionárias. É natural que no inverno o aumento no consumo de gás seja maior, já que os banhos costumam ser mais longos e com as temperaturas mais altas. Porém saiba que independente da estação do ano, a correta utilização e manutenção do equipamento é um fator essencial para você descobrir como economizar gás no aquecedor.

Inclusive recentemente escrevemos um artigo falando sobre os principais motivos do aumento de consumo no último ano. 

Nesse artigo vamos apresentar algumas dicas práticas para você conseguir economizar, focando principalmente na correta utilização do equipamento. São medidas simples porém importantes, que se seguidas à risca podem contribuir para ajudá-lo a economizar e evitar sustos quando chega a conta todo final de mês.

Índice




Uso consciente do aquecedor a gás

A primeira dica para você conseguir economizar gás na utilização do aquecedor a gás é focar em seu uso consciente. E o que isso significa na prática?

Fique sempre atento aos hábitos de banho de todas as pessoas que moram na residência. Em determinadas épocas do ano, especialmente no inverno e nos dias mais frios, é natural que as pessoas fiquem mais tempo no banho. Afinal um dos objetivos de ter um aquecedor a gás é justamente proporcionar mais conforto. Em famílias maiores isso terá um impacto grande no consumo.

Por isso foque em banhos mais curtos. A duração de 5 a 10 minutos costuma ser suficiente para tomar um bom banho. Se você e sua família costumam tomar banhos de 15 minutos cada, reduzindo para 10 a sua conta de gás tende a diminuir 50%, além da economia de água que nos tempos atuais também deve ser levada em consideração.


Fique atento com duchas de alta vazão

Outra dica importante no que diz respeito a como economizar gás no aquecedor tem relação com a vazão da ducha. A vazão nada mais é do que o volume de água que a ducha é capaz de soltar, normalmente calculado em litros por minuto. E a instalação de duchas com alta vazão vai impactar diretamente no consumo de gás do seu aquecedor.

Especialmente nos modelos digitais de aquecedores a gás, que possuem chama auto-modulante (que adéqua seu tamanho e intensidade automaticamente de acordo com a necessidade) o impacto é bastante grande. Isso porque quanto maior for o volume de água a passar pelo aquecedor a gás, maior será a chama e consequentemente mais gás será consumido.

Já no caso dos aquecedores a gás mecânicos é um pouco diferente. Por possuírem chama fixa, isso não vai impactar automaticamente no consumo de gás. Porém os próprios usuários desse tipo de aquecedor acabam regulando a chama manualmente, via de regra com uma chama maior.

Por mais que as duchas mais comumente encontradas para vender tenham em torno de 10 a 12 litros por minuto de vazão de água, também é possível encontrar duchas econômicas de 6 a 8 litros. Pode até não parecer uma grande diferença, mas no final do mês tem grande impacto em suas contas de gás e água.

Instalação de restritores de vazão

Se a sua conta de gás está vindo muito alta, uma possível solução, além de adquirir duchas com menor vazão, é a instalação de restritores de vazão nas duchas já existentes no local. Trata-se de uma peça que é instalada junto a ducha para diminuir a sua vazão. Dessa forma você consegue economizar gás, já que quanto menos água passar pelo aquecedor menor será o volume de gás necessário para atingir a temperatura configurada no display digital (no caso dos aquecedores a gás digitais) ou mesmo configurada manualmente (no caso dos aquecedores a gás mecânicos).

Portanto os restritores de vazão são bem eficientes para diminuir o consumo de água e gás. Agora é importante destacar que não adianta apenas instalar o restritor se você tem o hábito de tomar banhos longos. O ideal é fazer a instalação dessa peça e aliar isso com a redução do tempo de banho. Dessa forma você garante uma boa economia de gás no final do mês.


Configure corretamente a temperatura da água

Uma dica essencial para você descobrir como economizar gás no aquecedor é não utilizar a temperatura máxima do equipamento. Muitas pessoas na hora de configurarem a temperatura da água do banho, seja no aquecedor a gás digital ou mecânico, acabam configurando a temperatura máxima disponível.

Então como a temperatura da água fica excessivamente alta, para tomar banho você necessariamente precisa misturar água fria para chegar a uma temperatura confortável. Na prática você está esquentando a água muito mais do que precisa, consequentemente consumindo mais gás. E logicamente isso impacta diretamente na sua conta no fim do mês. Além disso, misturar água fria poder gerar outro problema que é o desequilíbrio hidráulico.

A maneira mais recomendada de utilizar seu aquecedor a gás é configurar a temperatura do equipamento mais próxima possível da temperatura confortável para o banho. Nos aquecedores a gás digitais isso é bem fácil, já que possuem um display digital onde você pode colocar a temperatura exata de banho. Já nos aquecedores a gás mecânicos isso pode ser mais complicado, já que toda sua regulagem é manual.

Mesmo que você precise misturar água fria o ideal é usar o mínimo possível de água fria na hora do banho. Assim você evita problemas do aquecedor a gás desligar durante o banho e otimiza o consumo de gás. Além disso você também evita acidentes com a temperatura da água muito alta. Fizemos até um outro artigo em nosso blog onde explicamos como evitar acidentes com a temperatura da água no banho.


Verifique a chama do seu aquecedor

Ficar atento a qualquer tipo de anormalidade no funcionamento do seu aquecedor a gás é muito importante se você pretende economizar. Especialmente no que diz respeito a chama do equipamento. No caso dos aquecedores a gás digitais, você deve ficar atento a possíveis códigos de erros que vão apontar eventuais problemas na queima do gás do seu equipamento. E isso pode impactar diretamente o aumento do consumo.

Já se seu aquecedor a gás for mecânico, na parte externa dele você vai encontrar uma pequena grade, ou visor acrílico que permite ver quando a chama está acesa. Dessa forma você consegue visualizar se ela estiver amarelada, e isso é um sinal de que está ocorrendo a queima irregular do gás.

A chama amarelada significa que a queima está com menos oxigênio do que gás, então o equipamento começa a “jogar” mais gás achando que não tem gás suficiente. Isso porque o aquecedor perde muita eficiência quando a chama está amarela, já que ela esquenta menos.

E aqui é importante destacar também o aspecto de segurança e de possíveis danos ao aquecedor a gás. Essa queima irregular gera um volume bem maior do monóxido de carbono. E além do risco a saúde, o monóxido de carbono também é uma substância corrosiva. Por sua vez além do seu aquecedor a gás ser danificado, o duto de exaustão também deteriora, causando assim vazamentos que podem ser fatais.


Realize a manutenção preventiva do seu aquecedor

Realizar a manutenção preventiva é fundamental para conseguir economizar gás na utilização do equipamento. Com o tempo sujeira, poeira, fios de pano, pelos e outros detritos vão se acumulando no equipamento. E isso pode impactar no aumento do consumo de gás. Isso porque a sujeira diminui a eficiência do aquecedor a gás e consequentemente pode aumentar o consumo de gás.

Muitas pessoas compram o equipamento e só realizam a manutenção preventiva anos depois, quando algo de errado já está ocorrendo com o equipamento. Esse tempo todo sem realizar o procedimento da manutenção preventiva é extremamente prejudicial.

O correto é realizar a manutenção preventiva uma vez ao ano para uso residencial do equipamento, e pelo menos uma vez a cada seis meses para o uso comercial mais intenso. Dessa maneira você garante o equipamento funcionando corretamente com máxima eficiência.

Você pode conferir em nosso blog outro artigo onde explicamos tudo o que é realizado no procedimento da manutenção preventiva.

Vazamento de gás

A manutenção preventiva é importante não apenas para prevenir eventuais defeitos e anormalidades no seu aquecedor a gás. Uma das situações que podem contribuir para o aumento no consumo de gás são situações de vazamentos de gás no local de instalação. E aqui não estamos falando do gás gerado pela queima no aquecedor, e sim do gás virgem (que poder o GLP ou mesmo o Gás Natural).

Caso você esteja com qualquer problema relacionado a vazamentos de gás o técnico vai identificar o problema e passar as devidas orientações para a resolução.

Aproveite todos os benefícios do aquecedor a gás

Como você acompanhou nesse artigo, com algumas medidas adotadas diariamente você consegue economizar gás na utilização do equipamento. A utilização inadequada do aquecedor a gás pode representar um aumento considerável nos gastos no final do mês, por isso é importante ter a máxima atenção na utilização do seu aquecedor a gás.

Assim você consegue aproveitar todos os benefícios que o equipamento pode proporcionar para você e sua família, sem ficar preocupado com a conta de gás no final do mês.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp aquecedor a gás rj_edited
bottom of page